Flávia
Ouço muitas pessoas comentarem que seus pais ou parentes, que descobriram a diabetes tipo 2 recentemente, não seguem a dieta. Consomem alimentos com açúcar e carboidratos como se nada tivesse acontecido, mesmo diante de um diagnóstico tão sério como o da diabetes.

É importante ressaltar que a conscientização é o passo inicial e fundamental para que o novo diabético consiga se adaptar tranquilamente à uma nova forma de vida. Se houver orientação adequada, a aceitação e adaptação fluem naturalmente e o diabético passará a cuidar de sua saúde. Claro, não é tão simples quanto parece, aliás, passa longe disso. Mas quando o diabético perceber que o equilíbrio do que consome  é importante, a vida não será tão difícil quanto pode parecer. E o equilibrio está exatamente na quantidade e nos alimentos escolhidos. Normalmente, essa escolha dos alimentos é vista como "refeições lights, porém sem sabor". Mas, o que o diabético precisa entender é que se houver moderação na quantidade consumida, ele não precisará se privar de muitos alimentos que gosta.

O mais importante não é a família tentar convencê-lo a seguir uma dieta apenas com produtos dietéticos. Mas a decisão de cuidar de si mesmo deve partir do próprio diabético. E isso só acontecerá quando, finalmente, estiver consciente da importância dos cuidados para a sua saúde, para ter uma vida normal.
0 Responses

Postar um comentário